Hilton Besnos – CV

Formação Acadêmica

Licenciado em Ciências e Matemática de 1º grau – PUC/RS, 1973/1982.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. PUC/RS, 1984/1989

Licenciatura Plena em Pedagogia. FAPA/RS, 2002/2006

Pós graduado em Psicopedagogia, UCB/RJ, 2005/2006 – TCC “O processo de massificação do homem e a escola”.

Experiências Profissionais na EMEF Chico Mendes, POA, RS

Regente de classes (matemática e ciências) regulares e EJA

Orientador educacional na EJA, 2005

Representante da EMEF Chico Mendes no Orçamente Participativo (OP), 2005, 2006.

Membro (a/c de 09/2003) e Presidente (de 09/2003 a 06/2005) do Conselho Escolar.

Qualificações e Atividades Complementares

Palestrante pela PROFIMAX, de 16 a 20/07/2012. Tema: O leitor competente – a importância de todas as áreas no processo de leitura – Nas escolas estaduais Guilherme de Almeida (Canoas/RS), Victor Ludwig (Canoas/RS), Planalto Canoense (Canoas/RS), Ruben Dario (Sapucaia do Sul, RS), Antônio Lisboa (Canoas, RS)  e CAIC (Esteio, RS).

Palestrante na Mostra cultural da EMEF João Satte, POA/RS – Pensamento Científico e interdisciplinaridade, 2011

Prêmios: “Paradigmas, uma visão escolar” (FAPA, 2005) e “Construindo o conhecimento no século XXI” (FAPA, 2003)

Pesquisador voluntário “A pedagogia das políticas sociais”, coordenação de Miriam Pereira Lemos – UFRGS/FACED/PPGEDU, 2009

Apresentação de trabalhos, publicações e resumos apresentados

O processo de massificação do homem e a escola. In: UNIRRITER – III SEPESQ – 2007, POA, v. 1 CD.

Paradigmas e escolas: uma percepção. In: XIV Encontro Internacional de Educação ASSERS – 2005, POA/RS.

Paradigmas: uma visão escolar. In: IV Fórum FAPA – V MEP – 2005, POA, RS, caderno de resumos – FAPA, 2005. v. 1. p. 46-46.

Jogos Olímpicos: uma proposta de estudos culturais na EJA da EMEF Chico Mendes. In: III FME 2004 – POA, RS – In: III Fórum FAPA: IV MEP, 2004, POA/RS, caderno de resumos v. 1. p. 21-21.

Tendências pedagógicas: uma pesquisa. III Fórum FAPA – IV MEP 2004, POA/RS, caderno de resumos, v. 1. p. 13-13.

Suportamos o erro? Uma visão escolar. In: XII Encontro Internacional. MERCOSUL/CONESUL, 2004, CAXIAS/RS. Anais XIII e XIV Encontros 2004/2005. POA/RS: ASSERS, 2006, 2004. v. 1. p. 119-120.

Inserção do aluno na sociedade pós-industrial. In: II Fórum FAPA: III MEP 2003, Porto Alegre. II Fórum FAPA – caderno de resumos, POA/RS FAPA, 2003. v. 1. p. 19-20.

Educação inclusiva, responsabilidade de todos. In: FAPA: VI Seminário Integrado de Orientação e Supervisão. 2006, POA/RS.

O conhecimento e o princípio da incerteza de Heisemberg. In WEB ARTIGOS, 2012

Currículo oculto e planejamento. In WEB ARTIGOS, 2012

Pedagogia compensatória e IDH. In WEB ARTIGOS, 2013

A educação e os quadrantes. In WEB ARTIGOS, 2013.

Autor do blog ÁGORA https://chanellcanal.wordpress.com/

Convenções:

ASSERS  Associação dos Supervisores  do Estado do Rio Grande do Sul, POA/RS; EJA – Educação de Jovens e Adultos; FAPA Faculdades Porto Aegrenses, POA/RS; FME – Forum Mundial de Educação, POA/RS; MEP – Mostra de Experiencias Pedagógicas da FAPA, POA/RS; PUC – Pontifícia Universidade Católica, POA/RS; SEPESQ – Seminário de Pesquisa e Educação da UNIRRITER; UFRGS/FACED/PPGE – Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, POA/RS; UCB/RJ – Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro; UNIRRITER – Centro Universitário Ritter dos Reis, POA/RS; Web Artigoshttp://www.webartigos.com/ – CAXIAS – Caxias do Sul