Bruxas e corujas

A DO DIA – As corujas sempre foram associadas ao mau agouro, o que é um erro. Mau agouro é você falar ou conviver obrigatoriamente com gente burra, mas isso é outra história. Elas tiveram suas imagens associadas às bruxas, que foram defenestradas pela história religiosa monoteísta da Igreja Católica que associava as aves às bruxas que, como todos sabem ou deveriam saber eram pagãs, portanto rejeitavam a ideia de um deus único. Na verdade, as bruxas eram mulheres extremamente avançadas para o seu tempo, dominavam os segredos do clima, da natureza, das caçadas. Estavam em uma situação de superioridade matriarcal, pelo que sofreram as consequências estúpidas de viverem em uma época de transição.

Hoje, seriam mulheres liberadas e independentes de todos os pontos de vista, se as atualizássemos, mas eram um risco para quem queria erradamente provar que seu ideário era o único possível, crível e verdadeiro. E assim, hoje ainda possuímos bruxas no mundo, assim como suas belas parceiras.

Como judeu e monoteísta, não vejo problema em que outros pensem diferente de mim, e tenham outras religiões. Há um sabedoria judaica que ensina que se houvessem etnias ou religiões melhores ou piores, não sangraríamos todos pelas mesmas dores e atribulações.

E há um outro que diz que não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco (essa uma frase do Rabino Hilel). Procuro seguir esses dois princípios para pautar minha vida, nem sempre consigo, afinal, somos todos falíveis.

Amo bruxas e amo corujas.

Mazel Tov, boa sorte a ambas. Hilton Besnos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s