Alea jacta est

Games, jogos, estratégias, procedimentos, manuais, guias que pretendem te ensinar quase tudo a respeito de quase tudo, de um modo fastidioso; há um momento em que me canso de tudo isso. Se não dá para fazer o que gosto e o que quero, pelo menos tento restringir até o contato com pessoas que me enchem a paciência de farpas.

Falando em farpas, uma que me incomoda demais é a hipocrisia e a arrogância de quem tem a pretenção de crer-se dono da verdade. Viver para mostrar-se e demonstrar-se aos demais pela aparência. Pessoas que confundem vida com vitória, sentir-se bem com sucesso e amizade com trocar favores ou ser incondicionalmente favorável a qualquer coisa que o outro diga ou faça ou pense.

Conversas circulares me aborrecem. Discursos feitos previamente idem. Ao longo do tempo, fui criando a habilidade de saber qual o final do discurso quando alguém começa a falar. Normalmente acerto. É óbvio que não sou eu apenas quem faz isso, nem sou eu, portanto, o único a desenvolver tal habilidade. Aos sessenta e um cada vez gosto mais da frase ladina que diz: mais sabe o diabo por ser velho do que por ser diabo.

É claro e óbvio que igualmente devo aborrecer outras pessoas. Podem até não me dizer claramente, mas sei que sim. Seu direito acaba onde começa o direito do outro também é uma frase marcada, mas normalmente é dita quando as pessoas se encontram mergulhadas na nossa Matrix.

Sinto falta de muita coisa, coisas que se perderam ao longo da vida, que foram abandonadas, que sumiram, que se foram, que não voltam mais. Sinto falta de pessoas queridas, inteligentes, bem humoradas. De certo modo, o Facebook me ajuda, pois ali encontro algumas pessoas assim, por isso passo um tempo na rede social.

Finalmente, não me sinto com 61 anos, me sinto mais jovem. Penso ainda que, se tudo se for da minha vida, restarão meus filhos, meus textos, por que adoro escrever, meus livros e minhas palavras cruzadas.

Alea jacta est. HILTON BESNOS

Deixe um comentário

