Tribo Mosuo – a última sociedade matriarcal

https://stephycavalcanti.com/2012/01/26/tribo-mosuo-a-ultima-sociedade-matriarcal/

 

Tribo Mosuo – A última sociedade matriarcal

A cerca de 2,700 metros de altura no sudeste chinês, nas margens do Lago Lugu, vive a tribo Mosuo. E lá, as mulheres mandam!

No dialecto mandarim que a tribo fala, não existem palavras para os conceitos de “pai” ou “marido”. Elas gerem o dinheiro, as propriedades e o nome da família é passado de mãe para filhas.

Com dois mil anos de existência a tradição é o que sempre foi. A prática do casamento é totalmente posta de lado e além de não casar, a mulher tem a decisão primária na escolha do parceiro. Aos 13 anos dá-se o ritual Zuo Hun ou “casamento passageiro”, onde as mulheres são integradas na vida social. A partir daí, elas podem ter quantos parceiros desejarem. Qualquer criança que nasça destes relacionamentos é criada apenas pelas mães e os pais são chamados de “tios”. Mulheres e homens vivem separados durante toda a vida, já que elas apenas recebem a visita dos homens de madrugada.

Conhecido na China como “Reino das Mulheres”, a tribo é composta por um total de 40 mil pessoas que habitam as margens do lago numa série de pequenas aldeias.

Os homens fazem as atividades domésticas e são comandados por elas em atividades como a pesca e a criação de animais, estão plenamente conscientes do seu papel na tribo e não questionam a liderança das mulheres.

O fotógrafo italiano Luca Locatelli, que visitou a tribo em Novembro para uma reportagem, afirma que “as pessoas, homens ou mulheres, são extremamente afáveis e simples. Não são de todo simplórios, pois têm uma cultura e conhecimento muito ricos”. Disse ainda que os homens e as mulheres estão em pé de igualdade, mas as mulheres são quem mais ordena.

Algumas de suas fotos.

Acho que, do mesmo jeito que na nossa sociedade as mulheres tiveram garantidos mais direitos e mais poder com o tempo, os homens Mosuo vão evoluir para uma posição de igualdade (merecida). No entanto é interessante documentar já que a tribo é considerada a última sociedade matriarcal.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s