ÁGORA: aprendendo juntos.

a

ÁGORA não impõe temas, nem discussões, e não tem compromisso com a verticalidade do currículo escolar.

VOCÊ e seu grupo escolhem um assunto e o exploramos estabelecendo ligações (lincando) com áreas de conhecimento que possam/devam ser exploradas para um melhor entendimento do que nos propomos a examinar. Assim, sempre trabalhamos em rede.

Por outro lado, tal abertura de ideias, por vezes, fará com que encontremos ligações que habitualmente estariam escondidas dentro de uma abordagem tradicional.

Para exemplificar, vamos escolher, aleatoriamente, um tema, e depois o lincaremos às áreas afins.

TEMA PRINCIPAL: BELEZA

Sociologia – Beleza como meio de inserção/aceitação social. Beleza enquanto representação e prática das classes sociais. Economia –  A indústria da beleza. Academias. Fitness. Grupos econômicos e profits (lucros). A saúde e a beleza: associações.Psicologia – Gratificações/perdas e luto psicológico derivados da beleza. Filosofia – O belo enquanto valor. Associação entre beleza e virtude. História – A evolução da beleza ao longo dos tempos. A beleza como meio de ascensão social. O espaço da beleza dedicado ao feminino e sua determinação nos papéis sociais. Gênero – Os papéis de gênero. A beleza padronizada feminina e sua função na sociedade. Beleza tem sexo? Feminismo – A exploração da beleza feminina. Os papéis sexuais representados pelos corpos erotizados. Mídia – A beleza e sua representação na mídia. O corpo feminino e o corpo masculino utilizados como meios de mensagens publicitárias: o corpo erotizado. Associação entre objetos e corpos erotizados. Corpos erotizados e vendas. TV – Consumismo e beleza. Standards e estereótipos. Erotismo e suas desnecessidades. Grade de programação e exploração da beleza. Educação – Bullying e a beleza. Zonas de conflito e de conforto. Corpos não belos e agressividade recebidas de modo acrítico violências simbólicas e reais. Erotização precoce: a perda de inocência e a perda da infância. Questões educacionais ligadas à conceitos estereotipados. Racismo e violência. 

Esse é apenas um dos exemplos possíveis dados a exploração de um tema.

ÁGORA. APRENDENDO JUNTOS. AQUI VOCÊ APRENDE MAIS.

Anúncios

Um pensamento sobre “ÁGORA: aprendendo juntos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s